CEI promove Encontro Leituras do Território: Saúde & Montanha

08/05/2019

Decorre nos próximos dias 10 e 11 de maio, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda, o Encontro Leituras do Território: Saúde & Montanha, iniciativa de revisitação literária sobre a importância do ar, da altitude e da saúde. Trata-se de uma iniciativa organizada pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI).

Penhas Douradas, Guarda e Penhas da Saúde, tal como depois o Caramulo, são historicamente e graças a gente como José Thomaz Souza Martins, Alfredo César Henriques, Lopo de Carvalho, Abel, Jerónimo e João Lacerda e outros, os locais em que o tratamento da 'tísica' com base na 'altitude' se iniciou em Portugal, em 1881, tal como aconteceu em Davos, nos Alpes Suiços.

Nos sopés destas montanhas, as águas das termas ou caldas de Manteigas, Unhais, Loriga, Alvoco, Felgueira, Alcafache entre outras, são uma das mais antigas formas de 'pela água chegar à saúde', hoje chamam-lhes SPA's.

10 maio

Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço

15h00 – Sessão de abertura

Cristina Robalo Cordeiro (Universidade de Coimbra) e Rui Jacinto (CEGOT - CEI)

Conferências:

Helena Gonçalves Pinto (Centro Nacional de Cultura | Universidade Autónoma de Lisboa) – 'A Expedição Científica à Serra da Estrela em 1881. Da aventura ao domínio do território'

Lúcio Cunha (Universidade Coimbra) – 'Clima e altitude'

Manuel Santos Rosa (Universidade Coimbra) – Os 'Bons Ares' da Serra .

Zeferino Biscaia Fraga – 'Serra da Estrela. Paixão e Doença. Dr. Sousa Martins e Dr. Francisco Sobral

17h30 – Visita ao Parque Hospitalar da Guarda (Antigo Sanatório) . Hélder Sequeira (Instituto Potécnico da Guarda) – 'Antigo Sanatório da Guarda: saúde, memória e património local'

11 maio

Roteiro: Viagem de campo

8h30 horas – Partida da Guarda

9h30 – Manteigas

. Visita ao Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere

Intervenções:

Lúcio Cunha (UC) – '(Geo)morfologia, a água e as termas'

Manuel Santos Rosa (UC) – 'Hidroterapia e qualidade de vida: do termalismo aos SPA's'

Visita à Estância Termal – Caldas de Manteigas

11h30 – Penhas Douradas

. Paisagens de montanha (Casa da Fraga e Observatório Meteorológico)

12h30 – Sabugueiro

. Visita à aldeia guiada por Mário Branquinho (Cine Eco)

13h00 - Almoço

15h00– Torre

. Centro de Interpretação do Geopark Estrela: candidatura ao Programa de Geoparks Globais da UNESCO - Lucas Cezar (Associação Geopark Estrela)

16h30 – Sanatório dos Ferroviários: refuncionalização de um equipamento de saúde

17h30 – Miradouro Varanda dos Carqueijais: Rui Jacinto (CEI) – 'Cova da Beira, o polo de desenvolvimento regional'

Regresso à Guarda

Mais informações sobre esta iniciativa na página web doCentro de Estudos Ibéricos.

Imagem: CEI promove Encontro Leituras do Território: Saúde & Montanha