Cidades Inteligentes são tema das próximas Conferências da Guarda no dia 4

15/11/2017

O Município da Guarda agendou para 4 de dezembro (segunda-feira) as próximas Conferências da Guarda. Sob o título: Guarda Smart City, as Conferências, que decorrem nos Paços do Concelho a partir das 14h30, terão como oradores o presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro que abordará 'Estratégia, perspetiva e desafio', Vitor Pereira cofundador da Zoom Smartcities que falará das 'Cidades Inteligentes', Charles R. (Chuck) Wolfe, escritor dedicado às causas urbanísticas que falará sobre 'Observar as Cidades' e ainda a intervenção na área tecnológica de Elizabeth Cruz, gestora de Projeto da NOS.

Estas conferências integram uma iniciativa inédita em Portugal, que vai lançar a criação de 'Diários Urbanos' e o seu cruzamento entre cidades do Interior e Litoral, participam Porto, Bragança, Lisboa e Guarda. Esta conferência, subordinada aos desafios das cidades inteligentes conta com a presença de um dos mais prestigiados urbanistas mundiais (Chuck Wolfe) e vai proporcionar a todos a possibilidade de participarem ativamente na construção de 'Diários Urbanos', através da visitação e observação da cidade enquanto plataforma de desenvolvimento social e económico.

Trata-se de uma iniciativa que vem ao encontro de uma das grandes preocupações e discussões em Portugal ao longo dos últimos anos e que ganhou recentemente um novo fôlego com a criação do 'Movimento pelo Interior'.

A necessidade de valorizar os municípios e respetivas populações do Interior, de forma a fixar e atrair talento e novos residentes e investimentos para essas mesmas regiões.

As cidades são uma das últimas defesas contra o empobrecimento e a desertificação e requerem uma participação ativa de todos, na construção de futuros ambientes que privilegiem a tolerância, serviços públicos dignos e contribuam para a prosperidade económica e social dos seus cidadãos.

Trata-se de uma organização do Município da Guarda em colaboração com a ZOOM GLOBAL SMART CITIES.

Inscrições aqui.

Programa das Conferências da Guarda

14h30 | Sessão de Abertura

Estratégia, Perspetiva e Desafio