Luís Sepúlveda é Prémio Eduardo Lourenço 2016

29/04/2016
leitura do texto Galeria

O Prémio Eduardo Lourenço 2016 foi atribuído ao escritor Luís Sepúlveda. O Júri da 12ª edição do prémio reunido hoje, dia 29 de abril, na sede do Centro de Estudos Ibéricos, na Guarda, decidiu atribuir o galardão ao escritor Luís Sepúlveda pelo trabalho do Escritor em louvor da Língua e da Cultura espanholas, fazendo da pátria idiomática, que tem a dimensão plurinacional de vários continentes, uma aventura criadora em que o Homem é a medida de todas as coisas. Considerando o espírito do Prémio e a dimensão de um diálogo ibérico alargado, inspirador da vida e obra, tanto do Patrono do Prémio como de Luís Sepúlveda, o Júri destacou ainda a expressão e difusão da obra do Autor, tanto em Portugal como em Espanha, tornando-o mediador da Cultura Ibérica.

O Prémio instituído pelo Centro de Estudos Ibéricos, no montante de 7.500,00€ (sete mil e quinhentos euros), destina-se a premiar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas.

O Júri desta edição foi constituído pelos membros da Direção do Centro de Estudos Ibéricos (Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Reitor da Universidade de Salamanca, que preside, e Reitor da Universidade de Coimbra) membros das Comissões Científica e Executiva do CEI e por personalidades convidadas: Dr. Guilherme Valente (Presidente do Conselho de Administração da Gradiva), indicado pela Universidade de Coimbra, e Prof. D. Florencio Maíllo (Professor na USAL e pintor) e D. Ignacio Francia (jornalista do El País), indicados pela Universidade de Salamanca.

Imagem: Luís Sepúlveda é Prémio Eduardo Lourenço 2016

Imagem: IMG_9244 cópia.jpg