Desenhos em Volta de Os Passos de Herberto Helder, de Mariana Viana na BMEL

17/03/2016

A BMEL tem patente a exposição de Mariana Viana ' Desenhos em Volta de Os Passos de Herberto Helder”. A exposição tem entrada livre e pode ser visitada até 16 de abril, de segunda e sábado das 14h00 às 19h00 e de terça a sexta das10h00 às 19h00.

Mariana Viana é doutorada (PhD) em Artes Visuais pela Universidade de Évora. Mestrado em Illustration as Visual Essay, na School of Visual Arts, em Nova Iorque.

Concebeu e coordenou desde 2009 a 2015 o Mestrado de Ilustração no ISEC/UÉ, em Lisboa. É docente na licenciatura de Design e Produção Gráfica do ISEC e na Licenciatura de Artes Visuais e Tecnologias da ESELx.

«Nenhum passo em círculo se perde. Mariana Viana leu uma das obras seminais de Herberto Helder como se os contos fossem de indicações concretas de partida, mapa de acesso ao lugar do sonho. E o seu olhar regressou transfigurado, de um modo que nenhuma das formas lhe parecia a mesma. Compôs então um livro híbrido, que cruza as descrições alucinadas dos primeiros viajantes com o caderno de campo dos biólogos ilustrados e as notas do psicanalista conhecedor das grandes tradições do transe hipnótico. O que agora se expõe são algumas centenas de folhas em formato médio «arrancadas» desse caderno (grafite e lápis de cor sobre papel). O gesto, a técnica e o modo servem o desfile das mais espantosas figuras de bestiário, filhas de uma notável contaminação das formas. As mais impressionantes não serão tanto o almirante-sereia, a tartaruga-cidade, ou os rostos-barriga mas sobretudo as sombras-carne.

Estes desenhos são a base da sua tese de Doutoramento: “Os Passos em Volta de Herberto Helder: A Ilustração enquanto Arte Onírica” (Universidade de Évora, 2012)», escreve João Paulo Cotrim a propósito destes desenhos.

Imagem: Desenhos em Volta de Os Passos de Herberto Helder, de Mariana Viana na BMEL