Guarda “Autarquia + Familiarmente Responsável 2015”

12/11/2015

A Câmara Municipal da Guarda foi uma das 41 autarquias portuguesas a serem distinguidas como “Familiarmente + Responsáveis”. O titulo foi atribuído hoje pelo Observatório das Autarquias àqueles municípios por promoverem práticas que incentivam uma maior responsabilidade familiar. Na sétima edição destes prémios, o Observatório elevou para 32 os municípios que são distinguidos por três ou mais anos consecutivos.

A prestação das autarquias foi avaliada através de um inquérito feito a nível nacional, cuja participação é voluntária, tendo o observatório recebido resposta de 104 Câmaras Municipais.

Para atribuição da bandeira verde de “Autarquia + Familiarmente Responsável 2015” foram avaliadas áreas como o apoio à maternidade e paternidade, apoio às famílias com necessidades especiais, serviços básicos (consideração do agregado familiar na cobrança de água e saneamento, por exemplo) educação e formação. Habitação e urbanismo, transporte, saúde, cultura, desporto, lazer e tempo livre, cooperação e participação social, facilitadores (como gabinete da família ou o cartão de família numerosa) e medidas de conciliação centre o trabalho e família foram outros dos factores ponderados. Foram ainda analisadas as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários autárquicos em matéria de conciliação entre trabalho e família.

Segundo Teresa Ribeira, membro do Observatório, “este prémio tem como principal objectivo dar visibilidade às autarquias com práticas e incentivar as restantes a fazerem mais e melhor no âmbito das políticas de apoio à família”.

Imagem: Guarda “Autarquia + Familiarmente Responsável 2015”