Free​ Jazz no TMG com Peter Brötzmann/ Steve Noble Duo

30/06/2015

Peter Brötzmann [Alemanha] é um dos mais reputados saxofonistas da cena jazz europeia e atua em Duo com o percussionista Steve Noble [Inglaterra], no Teatro Municipal da Guarda, na sexta, dia 3 de julho. O concerto é no Pequeno Auditório, às 21h30.

O duo “sopro-bateria” tem sido, de há muito tempo para cá, uma “arquitetura” crucial no trabalho de Peter Brötzmann, uma das figuras fundadoras do free jazz e da música livre europeia, ao longo dos últimos 50 anos. O músico colaborou durante longos períodos de tempo com mestres como Han Bennink, Hamid Drake, Paal Nilssen-Love, Shoji Hano ou Nasheet Waits. Da ligação a estes músicos surge a energia e a criatividade nos trabalhos de Brötzmann. Steve Noble é parte central da comunidade londrina de músicas improvisadas. Iniciou o seu percurso na música no denominado movimento pós-punk, no arranque dos anos 80, com o grupo britânico Rip Rig & Panic, tem vindo a contribuir de modo decisivo para a contínua progressão da música local, com um grande número de gravações e atuações ao vivo, tendo tocado com músicos fundamentais como Derek Bailey, Paul Dunmall ou John Edwards.

O Peter Brötzmann / Steve Noble Duo lançou o seu disco de estreia em 2013. “I Am Here. Where Are You?” foi editado pela Trost, um selo que tem vindo a editar parte da discografia de Brötzmann nos últimos anos. Gravado ao vivo na Bélgica em 2013, o disco é um assombroso documento da dupla. Uma «intrincada, robusta, gutural e colorida linguagem dual que conseguem conjecturar, com Brötzmann a tocar para a eternidade e Noble, qual cientista tonal na propulsão realmente elegante e de energia límpida».

Bilheteira on line aqui.

Imagem: Free​ Jazz no TMG com Peter Brötzmann/ Steve Noble Duo