O Município da Guarda decidiu manter a sessão solene comemorativa do 25 de Abril e a apresentação de livros agendada para dia 26, adiando as restantes iniciativas previstas no programa das comemorações até sábado, devido ao luto nacional de três dias pela morte do Papa Francisco. As atividades, incluindo o concerto de Rodrigo Leão no TMG, serão oportunamente reagendados.
O 51º aniversário do Dia da Liberdade será assinalado com a cerimónia do Hastear da Bandeira, pelas 10h30, seguindo-se a sessão solene comemorativa, a decorrer na Sala António de Almeida Santos. No dia seguinte, pelas 16h00, no espaço ExpoEcclesia serão apresentados livros alusivos aos 50 anos de Abril. Serão apresentadas as obras 'A Guarda e os 25 de Abril: Memória(s) e Desafios'- coletânea; 'Uma Porta para a Liberdade, o Ser e o Agir: Breve Biografia de Luís Erse Baeta de Campos', 'Cândido da Conceição Pimenta: O Resistente' e 'Augusto José Monteiro Valente, Major-General do Exército Português (1944-2012), Capitão de Abril: Republicano, Cidadão e Historiador'. Na ocasião terá lugar uma Homenagem a João José Gomes.
As celebrações serão retomadas dia 27 de abril (domingo) com o espetáculo Comemorar Abril, pelo Centro Cultural da Guarda, no auditório do Centro Cultural, e dia 28 com a Festa do Futebol Feminino Distrital, no Campo de Jogos do Zambito.
As restantes iniciativas programadas entre os dias 24 e 26 ficam adiadas, devendo realizar-se em data a anunciar oportunamente. Fica adiada a inauguração da sede da Divisão do Ambiente da Câmara Municipal da Guarda, na Rua Dom Sancho I, no coração do Centro Histórico, prevista para esta quinta-feira e as inaugurações das obras de requalificação da Avenida Cidade de Bejar e zona envolvente; das obras de requalificação de ruas no Bairro do Torrão e das obras de requalificação de vias municipais em Sobral da Serra, no troço Corujeira/Trinta – Barragem do Caldeirão e em Famalicão da Serra, agendadas para sexta-feira. Fica também adiada a inauguração da Creche do Centro Escolar de Gonçalo e do Percurso Pedestre – Rota da Quinta da Taberna, na freguesia de Videmonte e o concerto de Rodrigo Leão.
O Governo decretou três dias de luto nacional pela morte do Papa entre hoje, dia 24 e sábado, 26, coincidindo com as cerimónias fúnebres que se realizam no sábado no Vaticano.