29/11/2019

O Ciclo de Homenagem a Miguel Real, iniciado em outubro, culmina no próximo dia 6 de dezembro, pelas 14h30, na biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, com a re­alização de uma mesa redonda composta por escritores e ensaístas de renome nacional e internacional, onde estarão presentes, além do homenageado, Álvaro Manuel Machado, Nuno Júdice, Daniel Heri-Pageaux, António José Borges, Ga­briel Magalhães, João Morgado, Carla Sofia Luis, Alexandre Luis e Luísa Maria Soeiro Marinho.

A iniciativa “Miguel Real - 40 anos de vida literária” organizada pela Universidade da Beira Interior (FAL- UBI, LabCom.IFP), a Câmara da Guarda/ Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, a Academia Lusófona Luís de Camões, o Instituto Europeu de Ciências da Cultura - Padre Manuel Antunes, o Instituto Fernando Pessoa e o Observatório da Língua Portuguesa, teve início no passado mês de outubro (dia 4), na BMEL, com o colóquio “Miguel Real - 40 anos de escrita: ensaio, ficção” e a exposição “Miguel Real 40 anos de vida literária”, a qual pode ainda ser visitada até 6 de dezembro.

No âmbito desta homenagem a Miguel Real realizaram-se ainda na Guarda o colóquio “Miguel Real - 40 anos de escrita: a (re)criação dramatúrgica”, com a performance da Peça de Teatro “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, da autoria de José Saramago e adaptação dramatúrgica de Miguel Real e Filomena Oliveira, no TMG.

Miguel Real possui uma vasta obra dividida entre o ensaio, a ficção e o drama, este último em colaboração com Filomena Oliveira. Recebeu o Prémio de Revelação nas áreas da Ficção e do Ensaio Literário da Associação Portuguesa de Escritores, o Prémio Ler, do Círculo de Leitores, o Prémio da Associação dos Críticos Literários, o Prémio Literário Fernando Namora e o Prémio SPA Autores pelo romance “O Feitiço da Índia”. É colaborador permanente do Jornal de Letras, onde faz crítica literária.

Imagem: Escritores e ensaístas de renome encerram na Guarda ciclo dedicado a Miguel Real